logo RCN
NOTÍCIAS

Udesc está entre as melhores universidades da América Latina

  • Ricardo Wolffenbüttel/Secom -

Depois de subir 29 posições em relação ao ranking do ano passado, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aparece em 63º lugar no Latin American University Ranking, levantamento que aponta as melhores instituições de ensino superior da América Latina. Esse levantamento é feito pela organização internacional Times Higher Education (THE). Acesse o ranking.

É o segundo ano consecutivo em que a Udesc apresenta elevação de conceito: no ano passado, ocupava a 92ª colocação; quando estreou no levantamento, em 2019, a universidade estava no estrato 101+.

Das quatro instituições catarinenses listadas, a Udesc segue como a segunda melhor ranqueada: as outras citadas são a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O Brasil se manteve como o país com maior número de instituições no ranking: 67, dentre as 177 avaliadas, de 13 países. As melhores colocadas são a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), que seguem em segundo e terceiro lugares. A lista é encabeçada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, pelo terceiro ano seguido.

Melhores do mundo

A Udesc também é destacada pela THE entre as melhores instituições do mundo em três outros levantamentos: no World University Ranking, de abrangência global; no Golden Age University Rankings, com instituições entre 50 e 75 anos de existência; e no THE Emerging Economies, com universidades de países de economias emergentes.

Todos os rankings do THE utilizam a mesma metodologia, que faz sua análise com base em 13 indicadores, distribuídos em cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.


Lei proíbe cobrança de taxas abusivas por universidades privadas em SC Anterior

Lei proíbe cobrança de taxas abusivas por universidades privadas em SC

Famílias de vítimas de voo da Chapecoense ainda não receberam indenização; entenda o motivo Próximo

Famílias de vítimas de voo da Chapecoense ainda não receberam indenização; entenda o motivo

Deixe seu comentário